quinta-feira, 23 de outubro de 2008





Sempre adorei esta música mas desconhecia o seu intérprete, pois bem há uns dias decidi fazer uma pesquisa e eis o que descobri.



O moço chama-se Israel Kamakawiwo´ole, mais conhecido por "Braddah IZ" (este é bem mais fácil de dizer), nasceu a 20 de Maio de 1959 e faleceu a 26 de Junho de 1997 devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida. Havaiano, descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos, Israel sempre foi famoso não só pela música mas pelas letras que exprimiam o amor pela sua cultura e raízes. Conheceu a fama mundial com o seu álbum "Facing the future", de 1993, onde consta o tema "Over the rainbow/What a wonderful word", em que mistura dois clássicos da música americana. Com este álbum criou um estilo contemporâneo da música tradicional Havaiana.



A música dele ainda é muito ouvida por todo o Havai.



Tenho muita pena de apenas ter conhecido este ser humano maravilhoso após a sua morte. A sua voz perfeita, a convicção e amor pelas suas crenças ilustrada nas suas letras são inexplicavelmente lindas.



Eu digo que ele ainda continua vivo, talvez por detrás de algum arco-íris...

4 comentários:

fanas disse...

é sem duvida uma das musicas mais bonitas que já ouvi..
poor 'braddah IZ', morreu tao cedo e com tanto talento.
:)

Anónimo disse...

Pois é, aqui está a prova de que as boas qualidades musicais e pessoais não escolhem aparências.
Também não conhecia este cantor apesar de já ter ouvido a música aqui mostrada, fiquei impressionado pela positiva, obrigado Tanya por este momento musical :-)
Ora o album de maior êxito foi em 1993, época essa em que ainda se podia ser gordo e cantar bem, hoje em dia a maior qualidade para se cantar bem é sem sombra de dúvida os bíceps (nos machos) e os peitos (nas fêmeas) sempre acompanhados de 1 carinha laroca...
Tenho saudades de ver pessoas gordas e feias a cantar na tv e a ser-lhes reconhecido o verdadeiro mérito de cantor(a), pela voz e só isso.

... Henrik ... disse...

Liiiiinnnnnddoooooo.....!

Liana Andra Marques disse...

também desconhecia!
mas pensei que esta letra era já muuuuuuuuuito antiga! afinal não... lolol ;)

lindo blog!