terça-feira, 14 de outubro de 2008

Descubra as diferenças!


Somos um povo cheio de preconceitos e tabus desde as preferências sexuais, as diferentes etnias e culturas, as doenças infecto-contagiosas, as doenças oncológicas, as doenças mentais, qualquer coisa que seja diferente da nossa realidade é para nós difícil de compreender.

Decidi abrir hoje este tema que considero ser muito rico, com matéria para muito escrever, por isso optei por dividí-lo por tópicos. Para iniciar, pensei em falar um pouco sobre um tema que tem estado muito em voga ultimamente, pelo menos entre os srs. deputados do parlamento que coitados, nem têm direito a opinião (malta, criem um blog anónimo e lá sim podem dizer o que realmente acham acerca do casamento civil entre homossexuais). Mesmo aqui ao lado, um senhor chamado Zapatero (conhecem?) disse "não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros". Um exemplo a seguir?!

Pessoalmente concordo com o casamento civil entre homossexuais. Sendo o casamento um contrato em que duas pessoas assumem determinado compromisso, com deveres (respeito, fidelidade, coabitação, cooperação, assistência), gozando de benefícios fiscais, não vejo qual é o problema de duas pessoas do mesmo sexo que provavelmente até vivem juntas poderem celebrar esse contrato. Será que têm medo de que o facto de permitir o casamento poderá incentivar mais pessoas a serem homossexuais ou a assumirem-se? O preconceito já existe, com casamento ou sem ele. Esta medida talvez até pudesse ajudar as pessoas a aceitarem estas relações, já que, entre muitos, um dos estigmas é a promiscuidade entre homossexuais. E pergunto eu, então e a promiscuidade entre heterossexuais, não está ela cada vez maior com estas novas gerações dos "morangos com açúcar" e as suas relações descartáveis? Quem me ouve pensa que sou muito velha, sei que não o sou, no entanto noto muitas diferenças entre a minha geração e as mais novas. Mas também na minha a promiscuidade é uma realidade.

Conclusão, para mim um casal homossexual é composto por duas pessoas que gostam uma da outra o suficiente para se comprometerem a viver o resto da vida juntos. Não é este exactamente o mesmo motivo que leva um casal heterossexual a desejar o mesmo. A única diferença é mesmo o sexo das pessoas. Somos todos tão diferentes uns dos outros e nas nossas próprias relações interpessoais, será que não podemos aceitar esta diferença, mesmo que não a compreendamos. Eu acredito num mundo em que conseguimos ser tolerantes, em que as pessoas não necessitam de usar máscaras sociais e vivemos todos em harmonia uns com os outros (utópico, eu sei).

3 comentários:

... Henrik ... disse...

A word to the wise:
Não desejes para os outros o mesmo que não gostarias que desejassem para ti.

Concordo absolutamente, e esse Zapatero falou bem! Espanhol... mas porreiro.

A tolerância é uma benção mais do que uma virtude. Porquê? porque é preciso ser mesmo abençoado nesta sociedade para ter um pouco de tolerância (em tudo!).

Quanto aos benefícios fiscais... bem, isso n é benefício... informa-te! lol!

Mas sim, casem, vivam felizes, divorciem-se, zanguem-se, enfim, tudo o que hoj em dia pode acontecer num casamento!... não nos enganem é fazendo-se passar por heterossexuais... =X

A felicidade e a utopia sao semelhantes numa cousa: a dificuldade em se atingir... mas não é impossível! =)

Beijos e continua com as muito boas reflexões!

Mrs Umbigo disse...

Olá Tanya! Conheci agora o teu blog e gostei muito! O teu sunshine dá uma lufada de ar fresco!
Quanto ao tema, não poderia estar mais de acordo! Os nossos governantes querem um país de costumes... mas...é tudo cinismo. A realidade é que, não é por não poderem celebrar um contrato que vão deixar de assumir e viver plenamente o amor que os une.
Enfim...

patareko disse...

Oi Tanya Dalila. Obrigado pelos teus posts na minha sub-espécie de blog. Tou a gostar muito do teu.

Em relação a este tema, acho que o casamento entre homossexuais é benéfico para a sociedade.Acho que devem ter o direito de escolher.
Em relação à vontade do casal homossexual de ter igualdade em termos de poder adoptar uma criança, já sou mais critico...mas isso fica para outro post.
jokas.