quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Descubra as diferenças II


DOENÇAS! Até o nome assusta, "Deus nos livre de algum dia as ter", vamos ouvindo um pouco por toda a parte. E não trabalhasse eu na área da saúde para tão bem conhecê-las e realmente não se desejam a ninguém. No entanto, nós, seres humanos temos uma capacidade enorme para não compreender a realidade e estigmatizar tudo o que é diferente, criando preconceitos, que geralmente são negativos!


Vamos lá aqui esclarecer uns factos:


  • As doenças oncológicas não são sempre fatais, muitas, quando detectados precocemente têm cura;

  • As pessoas infectadas com HIV não são sempre pessoas promiscuas ou homossexuais ou toxicodependentes;

  • As doenças mentais não significam que a pessoa é "maluquinha" e a maior parte das vezes têm tratamento e cura, possibilitando as pessoas de terem uma vida completamente "normal";

  • Não se apanha o vírus do HIV por beijar, abraçar ou tocar na pessoa;

  • A medicação psiquiátrica não deixa sempre as pessoas "mongas",

  • Os doentes oncológicos não têm de ser pessoas tristes e "deprimidas";

  • As doenças "prolongadas" são cancro (vamos aprender a dizer esta palavra sem medo);

  • As pessoas infectadas com HIV têm tanto direito a amar, a sonhar e a comer em qualquer restaurante como qualquer outra pessoa e têm direito ao sigilo da sua doença;

  • A fibromialgia é uma doença, sim, é real;

  • As doenças não acontecem só aos outros!!!

É óbvio também que não devemos viver a vida pensando sempre que podemos ficar doentes, mas poderemos fazer um esforço para tentar compreender as pessoas que estão. Vamos tentar ver para além destes estigmas e contra mim falo, por vezes dou por mim a ter estas ideias pré-concebidas, mas faço um esforço para tentar contrariá-las. Cada pessoa é um ser humano única e diferente, mesmo estando doente. Vamos tentar respeitar a unicidade de todos não transformar as pessoas em "doentes".

Agora lanço um desafio aos leitores, de certeza que todos conhecem mais estigmas relacionados a várias doenças, pensem um pouco e partilhem para todos juntos desmistificarmos estes preconceitos!!


2 comentários:

... Henrik ... disse...

Não dás muito espaço de manobra... Já falaste das oncológicas... sou suspeito, n vou tar a ser redundante. O paradigma está é mesmo quando as doenças ou afecções são incapacitantes e inexoravelmente há segregação pela sociedade. A sociedade feita pelas pessoas ditas "normais" tendem a olhar para o que não é comum. Infelizmente vivemos neste mundo.
Nota-se perfeitamente quando vemos as senhoras que fazem quimio e ficam sem cabelo e optam por colocar um lenço comprido na cabeça. Há sempre alguém k olha.

Há uns tempos escrevi isto:
"Já pensei na redundancia
Do "Eu" verdadeiro:
Um tijolo do banal esteiro
Que é esta sociedade.
É um facto, uma estúpida estancia
De fachadas e cinismo turístico."

Quantos de nós já n se depararam com este tipo de sociedade? Quantos de nós tem ou teve problemas de saúde e inevitavelmente coloca a "máscara" para não parecermos diferentes dos outros que nos rodeiam? O que podem fazer os que não têm hipotese de esconder o que os torna diferentes mas não menos pessoas por isso?...

fanas disse...

A verdade é que no nosso país e na maioria dos países retardados, há sempre um medo enorme de se falar nas doenças e especialmente nas doenças que estejam associadas á morte. Nao acho que seja o mais correcto, o mais correcto é falarmos sobre as doenças, das formas como nos podemos prevenir ou mesmo da forma como nos podemos tratar delas... O apoio é muito importante na nossa vida, e especialmente nas doenças o apoio daqueles que mais gostamos, de uma palavra amiga, um gesto, um carinho pode significar tanto :)
Ser ou estar doente não é o pior, o pior é deixar que a doença nos domine!