segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Pessoas boas vs pessoas más


Tenho dado por mim a divagar sobre este tema: existem pessoas boas e pessoas más? O que é ser bom? O que é ser mau? O que é bom para mim pode não o ser para ti logo uma pessoa boa para mim pode, para ti ser má. Isto é muito confuso!

Antigamente, quando era mais novita acreditava que todas as pessoas eram potencialmente boas, ou seja, tinham todas a capacidade de serem "boas pessoas", embora mantivessem os seus defeitos (maus), não pertencêssemos nós à tão defeituosa raça humana. Mas pensava que no fundo no fundo, todos tinham um coração, só às vezes era mais difícil de encontrá-lo.

Passados alguns anos, com algumas cabeçadas pelo meio e desilusões, decidi: "não, existem pessoas que são definitivamente más, só estão felizes com a infelicidade dos outros". E então fiz a divisão, pessoas boas para um lado e pessoas más para o outro.

Agora estou numa fase da minha vida em que quero acreditar novamente que todos são potencialmente bons. Acho que bastou uma pessoa que eu considerava "má" ter um gesto "bom" para deitar por água abaixo a minha teoria. Então é assim, todas as pessoas têm virtudes e defeitos (as coisas boas e as coisas más) e nós somos todos tão diferentes que é impossível e injusto categorizar as pessoas de "boas" ou "más". Alguém de quem eu não gosto, porque com ela não empatizo, não tem de ser "má" e pode muito bem ser a melhor pessoa do mundo para outra pessoa. Também não podemos gostar todos das mesmas pessoas e ainda bem que assim é! Até as pessoas que consideramos mais cruéis, concerteza têm ou tiveram um lado mais doce, mais "humano" que revelaram apenas a quem quiseram.

Agora uma pergunta para baralhar: será que Hitler tinha uma parte "boa", um coraçãozinho a palpitar no peito e a quem o mostrou?

(ps - desculpem se este post está um pouco confuso, mas a confusão traduz este tema para mim)

6 comentários:

fanas disse...

como tu própria dizes é um tema um pouco confuso pois faz-nos divagar imenso..
dando a minha opinião acho que existem todo o tipo de pessoas, más e boas, mas a mesma pessoa pode ser boa para uma outra pessoa e má para alguém com quem nao simpatize tanto.
Uma coisa é certa, todos temos a liberdade de escolher ser bom ou mau em relação a quem quer que seja.
Hitler acabou por escolher o caminho da maldade mas nesse caminho suponho que aos seus olhos estaria a zelar por algo de bom.. agora esse bom é muito relativo porque o que para ele era bom, pode não o ter sido para os outros!

fanas disse...

como tu própria dizes é um tema um pouco confuso pois faz-nos divagar imenso..
dando a minha opinião acho que existem todo o tipo de pessoas, más e boas, mas a mesma pessoa pode ser boa para uma outra pessoa e má para alguém com quem nao simpatize tanto.
Uma coisa é certa, todos temos a liberdade de escolher ser bom ou mau em relação a quem quer que seja.
Hitler acabou por escolher o caminho da maldade mas nesse caminho suponho que aos seus olhos estaria a zelar por algo de bom.. agora esse bom é muito relativo porque o que para ele era bom, pode não o ter sido para os outros!

Dive disse...

PS: Apesar das monstruosidades, será que para ele aquilo era o bem, o correcto...e se ele achava que os outros eram "os maus"?

Sandrine disse...

oh miga, nesse tema sou muito suspeita,considero que sempre existiu e sempre existirá pessoas com maldade conscientes ou inconscientes dos seus actos ( exemplo: series killers). Se não houvesse maldade nas pessoas, os crimes, as guerras, não existiriam, não achas?
Eu sei que tu és uma pessoa muito boa e que quer acreditar na bondade dos outros!!!bjs

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Anónimo disse...

George Bush queria acabar com terrorismo mas acabou por ser o maior terrorista do mundo, porque, matou maior número possível em Afeganistão e no Iraque. Em nome de terrorismo cometeu crime contra humanidade de matar duas nações inteiras sem piedade e controlar a média de transmitir a verdade. A intenção era boa mas os meios não eram tão bons. Como podemos julgar uma pessoa pelas opções que ela faz ou pelos meios para atingir os fins?