quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Parabéns Sr. Presidente Barak

" (...) that while we breathe, we hope, and where we are met with cynicism, and doubt, and those who tell us that we can’t, we will respond with that timeless creed that sums up the spirit of a people: Yes We Can."


Barack Obama


(Lembra-vos de algo? "I have a dream")


Desta vez os parabéns vão para outro presidente, um que terá a árdua tarefa de governar um país de contradições, de muitos povos e culturas, de guerras, de poluição, de dinheiro, mas mais importante que tudo, de gente.


E na minha cabeça pairam estas dúvidas:


- será este senhor carismático capaz de mudar um país que está sempre a tentar "dominar" o mundo;

- será ele capaz de ultrapassar a verdadeira "máquina" que gere os EUA e não se transformar apenas noutro fantoche;

- conseguirá ele instituir uma política de paz, não compactuando com tentativas frustradas de "salvar" nações que nunca pediram para serem socorridas;

- conseguirá ele reduzir os níveis catastróficos de poluição do seu povo?


Eu gostava que ele me respondesse: "Yes I Can".


Como não sou rapariga para julgar qualquer pessoa sem a conhecer, aguardo ansiosamente pelos próximos capítulos da novela EUA. E que fique registado que até nutro alguma simpatia (daquela que se sente quando acabamos de conhecer alguém) por este senhor.


2 comentários:

... Henrik ... disse...

Bem, ao menos trouxe alguma cousa de novo aos Estados Unidos e ao Mundo.
Vamos lá ver se não é apagado do mapa como aconteceu ao JFK...
De resto... A expressão "Yes we can" continuará a pairar sobre as cabeças dos norte americanos acerca de todos os "issues" que existem entre os Estados Unidos e o resto do Mundo. Será que são capazes de alguma mudança benéfica para todos ou será que não é mais do que uma estratégia de "self-preservation" por parte dos americanos???

Não percam os proximos episódios...

Ana disse...

Não me parece que consiga. O poder muda as pessoas e as suas intenções, por muito boas que elas sejam. Obrigada pela resposta à minha pergunta. BEijo