terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Público vs Privado

Tendo saído muito recentemente de uma instituição pública para uma privada decidi partilhar com vocês a reflexão que tive de fazer para me ajudar a tomar a decisão.
Há que salientar que não estou a generalizar as instituições públicas ou privadas, sei que todas as instituições possuem características diferentes, portanto esta reflexão tem como única fonte a minha experiência pessoal.
Também é importante saberem que a minha condição nesta instituição pública era como contratada e não como funcionária pública.

Público:
- não há progressão na minha carreira profissional, não tenho perspectivas de aumentar o meu vencimento;
- pertenço ao SNS e não à ADSE como os meus colegas da FP que exercem exactamente o mesmo trabalho que eu;
- em caso de acidente de trabalho, não posso ser assistida no meu local de trabalho (que é um hospital), porque o seguro de acidentes de trabalho dos contratados apenas abrange os cuidados prestados no Hospital que lhe é referente (que não é aquele onde eu trabalho);
- os trabalhadores que pertencem à FP, por trabalharem na área de oncologia, têm direito a 5 dias a mais de férias e redução com horário com a evolução da carreira, eu que sou contratada e trabalho na área de oncologia, não tenho direito a tais regalias.

Privado:
- tenho progressão de carreira dentro da empresa, com perspectivas de aumento de vencimento;
- existe atribuição de prémios, consoante avaliação de cada trabalhador;
- tenho direito a seguro de saúde que me permite ser assistida no meu local de trabalho;
- sendo uma instituição privada cada um negoceia as condições do seu contrato, existindo obviamente diferenças no que diz respeito ao vencimento, mas no que diz respeito às horas de trabalho e dias de férias , são iguais para todos, obedecendo ao código de trabalho.

Claro que também existiram outras condições que ajudaram a minha escolha, como a distância do local de trabalho à minha casa, o tipo de trabalho e o próprio incentivo de mudar, de enfrentar um novo desafio. 

Agora escuta lá senhora dona crise, não me venhas tu lixar os planos!!!

2 comentários:

Dive disse...

Que tudo corra bem nesta nova aventura!!!!!

tanya disse...

Obrigada!!! Fingers crossed!