sábado, 12 de setembro de 2009

E agora um assunto sério!

Acho que é a primeira vez que vou falar sobre política no blog. O facto pelo qual nunca falei é pela profunda desilusão que me provoca. Gosto da "essência" da política, que a meu ver reside em discutir ideias, ouvir novos pontos de vista, misturar as várias soluções para o mesmo problema, de forma a gerar a melhor resposta para governar um país. Ao procurar a definição de "política" no dicionário surgiu:
  • Ciência do governo das nações.
  • Arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados.
  • Sistema particular de um governo.
  • Tratado de política.
  • Fig. Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja.
  • Esperteza, finura, maquiavelismo.
  • Cerimónia, cortesia, civilidade, urbanidade

Gostei especialmente da "esperteza, finura e maquiavelismo". Cada vez mais acho todo o sistema político do nosso país (que é o único que me afecta directamente) totalmente hipócrita. Os políticos, um bando de corruptos que sabem falar muito bem e a maior parte das vezes, especialmente em época de campanha eleitoral dizer exactamente aquilo que as pessoas querem ouvir. Sei que não posso generalizar e quero acreditar que existam tipos sérios e incorruptíveis por aí, mas é muito difícil, vai quase contra a natureza humana. Não sou de forma alguma entendida na matéria, o que sei é apenas aquilo que me chega através do filtro da comunicação social, mas numa altura destas em que deveria estar entusiasmada porque vou poder contribuir com o meu voto para algo maior e mais importante, algo que deveria poder trazer mudanças, tudo o que sinto é uma profunda desilusão. Sei para que lado vai o meu voto, embora tenha dúvidas sobre a importância que poderá ter. Ainda assim vou agarrar na última réstia de esperança que ainda tenho e acreditar que as coisas/pessoas podem mudar e lutar pela justiça, liberdade, paz e igualdade.

5 comentários:

fanas disse...

Sabes que a maioria dos politicos, tal como na grecia antiga, possuem todos a retórica, isto é a forma de persuadir e convercer a populaçao a aderir ás suas convicçoes, e muitas vezes os nossos politicos possuem uma retórica perfeitinha.. mas o pior de tudo isto, é que a maior parte é ''só mesmo conversa''! Este é o mal do nosso pais e de tantos outros, os politicos sabem muito bem falar, fazer-nos crer nas mesmas coisas que eles mas no fundo nao fazem nada ou quase nada daquilo que prometem!

Petra disse...

e depois disto querida mais nada a dizer......
Amei o post....
Ja agora dizme uma coisita: Para onde te posso enviar um mail?
beijinhos

tanya disse...

Fanas: parece que a natureza humana não muda mesmo!

Petra: infelizmente muitas pessoas partilham a mesma opinião que eu...
O meu mail é tanyavieira@hotmail.com, estás à vontade para escrever!

... Henrik ... disse...

"esperteza, finura e maquiavelismo"

Sublinho, meto a bold, passo para um modelo em gesso e..... tcharammmmm!!!!

Temos alguma cousa para pôr os políticos mais direitos nas suas poltronas e ainda uma oferta de uma visitinha gratis à urgência mais apinhada da cidade para eles proprios verificarem a eficácia e eficiencia das equipas de saúde na expulsão do gesso entretanto alojado. Talvez assim entendam o sofrimento do povo portugues...

Bem hajam! Beijos ò moça!!! =) i'm back again!!! =D

Carla disse...

É uma decisão mesmo muito importante!! E concordo com o que escreveste! O nosso sistema político é totalmente hipócrita e acho-o cada vez pior :/