domingo, 18 de outubro de 2009

To tattoo or not to tattoo...

Confesso que tenho andado com este dilema nos últimos tempos. Sempre quis fazer uma tatuagem, mas quando era mais nova e ainda dependente dos meus pais a quem não agradava muito a ideia, pensava: "uma dia mais tarde, quando já ganhar o meu ordenado e for uma mulher independente VOU FAZER".

Pois, agora que sou essa mulher independente, tenho outra preocupação. Sofro de um problema dermatológico que se chama ter um tipo de pele atópica, o que traduzido por miúdos quer dizer que tenho a pele alérgica a muitas coisas. Já foi um problema que me chateou muito, até aprender a conviver com ele. Faço alergias a quase todas as bijuterias, ao verniz das unhas, a muitos detergentes, aos cintos, à maquilhagem e até à parte interna dos botões de algumas calças. Já fiz uma reacção alérgica ao sol e à minha própria transpiração na parte interna dos cotovelos. Dizem que é um problema que tem tendência a piorar quantos mais forem os agentes agressores aos quais estamos expostos. Mas não é por isso que deixo de usar bijuteria, maquilhar-me e usar quase tudo o que me apetece. Claro que tentei procurar cremes e maquilhagem adequados, mas de resto aprendi a conhecer a minha pele. Não uso bijuteria todos os dias e quando sinto que estou a iniciar uma alergia, coloco de imediato o meu creme SOS e não chego a fazer uma reacção feia.

Agora, eis as questões: será que uma tatuagem não vai ser um agente agressor muito agressivo que me vai piorar a minha situação em geral e exacerbar todas as alergias? Será que vou fazer uma reacção alérgica à tatuagem e depois ter de gastar uma pipa de massa a removê-la por laser?

Do que tenho lido da internet, é uma questão de sorte. Existem testes epicutâneos que se podem realizar com as tintas das tatuagens, mas não são 100% seguras, pois uma reacção alérgica pode demorar um ano até aparecer. Quando fiz o piercing tive a mesma dúvida, mas a decisão foi mais fácil visto o piercing ser muito mais fácil de remover. E na realidade correu tudo bem, cicatrizou muito bem e hoje, 4 anos depois, nunca me deu uma única chatice. Acho que vou ter de pedir opiniões a vários profissionais (dermatologistas e tatuadores) até tomar a minha decisão...

7 comentários:

Ana disse...

Olá :) Já não sei como cheguei até aqui, mas decidi deixar um comentário neste texto. Eu também tenho várias alergias na pele, embora as tuas pareçam um pouco piores. Fiz, no entanto, duas tatuagens e nenhuma me fez reacção alérgica. Para dizer a verdade não tomei nenhuma precaução, porque na altura ainda não me tinha apercebido da extensão das minhas alergias. Talvez tenhas de ter cuidado, fazer uma pequena linha e depois voltar para o resto se não fizer alergia? Não sei se isso é possível, mas vale a pena tentar.
Boa sorte :)

Ana disse...

Eu não aprecio tatuagens. Mas poderás aconselhar-te com um dermatologista antes de ires fazer a tatuagem. Beijoca

Daniela disse...

Aqui em casa anda a decorrer uma "batalha" porque eu quero fazer uma tatuagem e não me deixam! Mas eu ainda vou conseguir :)
Quanto ao teu problema é melhor consultares alguns especialistas. Mais vale esperares porque se até aqui não fizeste não custa nada esperares mais um bocadinho.

Beijinhos*

Daniela disse...

Tens um desafio no meu blog! :)

Petra disse...

se tens uma pele tao sensível eu no teu lugar não arriscaria.
As tintas da tatuagem podem ser agressivas....

Carla disse...

Confesso que não sou muito fã de tatoos pelo simples facto de ficarem connosco para sempre.

Quanto ao teu caso o melhor mesmo ´ouvires a opinião de alguns especialistas, pois isso é mesmo muito relativo :/

mjf disse...

Olá!
Eu, pessoalmente não aprecio as tatuagens...
Tu gostas, mas deves pensar nos prós e contras:=))
Não te precipites...
:=)

Beijocas