segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Buddha Eden - Jardim da Paz


Já andava há muito tempo com vontade de visitar este jardim, parecia que todas as pessoas que conhecia já lá tinham passado excepto eu. Os fins de semana nunca têm tempo suficiente para se fazer tudo. Mas este que passou, já que tive a tão inesperada folga, não deixei a oportunidade escapar.

Este jardim é mesmo como o nome indica - um jardim de paz. Numa extensão de se perder de vista podemos contemplar uma colecção fantástica, de cortar a respiração de esculturas, não apenas de Budas, mas todos de origem oriental. Ora quando alguém me fala em esculturas, imagino sempre algo com tamanho inferior ao meu, mas engane-se quem pensa que neste local é o Homem que domina. Nem os soldados de Terracotta nos deixam passar sem uma exclamação exagerada! Se não me engano muito nos meus cálculos, umas das maiores esculturas tem cerca de 30m de altura! E é maravilhoso como toda a envolvente do jardim combina perfeitamente com as esculturas. Por momentos, parece que entrámos num mundo à parte, onde tudo existe em equilíbrio e harmonia. E perguntam vocês: de quem é esta maravilhosa colecção?! A resposta:



"O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e
concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas
Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara
."


Não estavam à espera desta, pois não!! Parece que o Comendador ficou devastado com a atitude do governo Talibã que destruiu intencionalmente monumentos únicos do Património da Humanidade e em homenagem aos Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, decidiu criar este jardim. Pelo menos gasta o seu muuuuiiito dinheiro numa obra que pode ser partilhada e proporcionar um local de lazer e bem estar. E o mais fantástico de tudo ainda não contei: a entrada é totalmente grátis. O site do jardim diz que é uma instituição sem fins lucrativos, para proporcionar um local de paz e conhecimento interior. Por este motivo, pedem-se doações para manter o acesso livre. Mas eu tenho cá para mim que quando o jardim estiver todo acabadinho (sim, porque ainda andam por lá estátuas empacotadas), que o querido Comendador vai ter um momento de conhecimento interior e pedir a módica quantia de €20 por pessoa, mais cêntimo, menos cêntimo!

Mas até lá, aproveitem para visitar que vale bem a pena!


Buddha Eden - Quinta dos LoridosCarvalhal2540-480 BombarralPortugalT. (+351) 262 605 240F. (+351) 262 605 840E. info@loridos.comW. www.buddhaeden.com

6 comentários:

art.soul disse...

já tinha ouvido falar e aqui confirma-se que vale a pena. vou tentar dar um saltinho enquanto é À borlix! hehe

Petra disse...

Olha que boa ideia querida tanya!
deve ser uma maravilha mesmo.
Um passeio a pensar sem dúvida...

Anónimo disse...

Olá...

Dá uma espreitadela no meu blog ;)
www.ocantinhodamimi.blogspot.com

Beijos*

fanas disse...

Tenho mesmo de lá ir, pelo menos enquando não se paga :)

Carla disse...

Já me tinham falado, confesso que vontade e curiosidade de visitar não me falta :)

BJS**

turbolenta disse...

Para já cobram 2.50 € por pessoa. Foi quanto pagamos neste fim de semana. Á saída, mediante a apresentação dos bilhetes dão uma garrafa de vinho JP por cada entrada.Mas também concordo que daqui a um tempo o preço vai ser outro.